quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Talentos Musicais 2010



Até ao dia 27 de Novembro estão abertas candidaturas para esta iniciativa conjunta do Programa Escolhas, EGEAC e Instituto Português da Juventude, com o apoio da Associação Mais Cidadania.


Regulamento


Concurso de Talentos Musicais

1. Âmbito
O Programa Escolhas, a EGEAC e o IPJ pretendem promover um Concurso de Talentos Musicais que possibilite a emergência de novos artistas provenientes de contextos vulneráveis, nomeadamente no âmbito dos projectos e territórios onde o Programa Escolhas opera. Esta promoção será efectuada através do lançamento de um CD colectânea e de uma digressão.

2. Destinatários
O Concurso de Talentos Musicais destina-se a jovens com talento na área musical, dos 14 aos 30 anos, provenientes de todo o país, desde que estejam integrados num dos projectos Escolhas locais ou, em alternativa, pelo menos um dos elementos do grupo seja residente nos concelhos abrangidos pelos projectos.

Os destinatários podem candidatar-se individualmente ou em grupo, não podendo, em qualquer dos casos, ser músicos profissionais ou com discos individuais já lançados no mercado.

3. Formas de participação
Os candidatos devem apresentar três temas originais em registo magnético (cassete), digital (cd, minidisc, dvd) ou em vídeo. Cada demo deverá ser acompanhada das letras (no caso de língua que não o português, deverá ser enviada tradução).

Cada candidato, individualmente ou como colectivo, deverá, ainda, apresentar um resumo do seu curriculum enquanto artista, bem como uma fotografia dos candidatos.

4. Duração
O Concurso de Talentos Musicais irá decorrer no período compreendido entre Outubro de 2010 a Agosto de 2011, de acordo com as seguintes etapas:

- Outubro de 2010 – divulgação
- Novembro de 2010 – recepção das propostas dos candidatos
- Dezembro de 2010 – visitas de consolidação aos candidatos
- Janeiro de 2011 - selecção dos candidatos
- Fevereiro de 2011 – residências artísticas
- Março e Abril de 2011 – gravações em estúdio
- Maio e Junho de 2011 – produção final
- Julho de 2011 – lançamento do CD
- Agosto de 2011 – concerto final
 
5. Inscrição
Os trabalhos devem ser enviados para a sede do Programa Escolhas, situada na Rua dos Anjos, 66, 3º andar, 1150-025 Lisboa, até ao dia 27 de Novembro de 2010.

Podem ainda ser enviados através de correio electrónico, para talentosmusicais@programaescolhas.pt, devendo as três canções ser convertidas em mp3 e os restantes dados anexados.

6. Constituição do júri
O júri será constituído por quatro elementos:

Um representante do Programa Escolhas;
Um representante da EGEAC;
Um representante do IPJ;
Um músico profissional.

7. Selecção das maquetes
O júri seleccionará 12 artistas, podendo este número ser revisto face à qualidade global das propostas recebidas.

A selecção final será comunicada a todos os candidatos no dia 15 de Janeiro de 2011.

8. Direitos de difusão e de distribuição
Os candidatos ao participarem neste Concurso aceitam que os seus temas possam ser registados, nomeadamente através de gravação ao vivo e de CD ou DVD para distribuição gratuita.

Os candidatos cedem às entidades promotoras todos os direitos de todas as maquetes apresentadas no âmbito do Concurso, ficando a organização do mesmo autorizada a difundi-las, distribui-las e reproduzi-las, no todo ou em parte, não podendo ser exigidas quaisquer verbas sobre direitos autorais.

As maquetes e toda a documentação recebida passará a ser propriedade da organização, abdicando os concorrentes, de qualquer possível direito de devolução.

Os participantes deverão declarar que são únicos e exclusivos titulares dos direitos autorais dos materiais enviados e responsabilizarem-se por quaisquer acusações de plágio, cópia ou outras irregularidades.

9. Questões Normativas e Casos omissos
As questões normativas que suscitem dúvidas de interpretação e os casos omissos serão resolvidos pela organização tendo em consideração o parecer do júri.

Promotores:

- Programa Escolhas;
- EGEAC - Câmara Municipal de Lisboa;
- Instituto Português da Juventude, IP;
- Associação mais Cidadania.

Sem comentários: