sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Resumo das actividades desenvolvidas pela Associação em 2009 no âmbito do PAAI



As actividades de que a seguir falaremos estão protocoladas no Programa de Apoio ao Associativismo Imigrante 2009 (PAAI), entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e a Associação Unidos de Cabo Verde.

Assim, chegado o final do ano civil de 2009, importa fazer um balanço final das actividades realizadas, sobretudo como forma útil de averiguar se os resultados alcançados se aproximam dos objectivos delineados pela Associação aquando do pedido do apoio.

Neste sentido, este resumo procurará transmitir ao leitor uma abordagem resumida das actividades realizadas pela Associação, bem como o impacto das mesmas nos destinatários.

Ainda antes de falarmos sobre as actividades realizadas pela Associação, pensamos ser importante falarmos muito resumidamente do impacto do desenvolvimento da economia Portuguesa e Mundial no dia-a-dia da Associação, sobretudo nos seus associados e utentes dos seus serviços sociais.

De facto, o ano de 2009, representou para o mundo uma revolução ideológica ao nível da visão económica e social, isto é, entendeu-se que estas não são dissociáveis e que é necessário proteger o ambiente familiar, de forma a proporcionar ao indivíduo um meio óptimo para se desenvolver e participar no desenvolvimento da sociedade em que se insere. O nosso país, tal como outras sociedades, também desenvolveram e criaram medidas de protecção social, no entanto e infelizmente, as iniciativas não foram suficientes, pois não cobriram as situações de desemprego e de precariedade social, como a Associação pôde constatar ao nível dos Bairros onde está implementada, nomeadamente pela análise económico-social dos utilizadores dos serviços da Associação.

Assim, a Associação registou nos anos 2008 e 2009, um aumento crescente de pedidos de apoio em todos os serviços disponibilizados. No Jardim de Infância, muitos pais pediram redução da mensalidade ou mesmo isenção, invocando, situações de desemprego. Paralelamente, no Gabinete de Cidadania, registámos uma procura crescente de informações sobre ofertas de emprego e de Formação profissional, registámos também um aumento de pedidos de apoio para a inscrição no banco alimentar, aumento de solicitações do rendimento mínimo, de petições solicitando a renegociação das rendas de habitação (apoio na redacção das petições), e também um incremento de pedidos de auxílio jurídico para situações de despedimento. Em suma, pedidos que reflectiram a enorme carência económica das gentes dos bairros onde a Associação está implementada.


Em termos de legalização, factor importante para a plena integração do indivíduo na sociedade e com influência directa na economia familiar, registou-se uma diminuição de pedidos de Nacionalidade relativamente a 2008, ao invés do título de residência, que registou um aumento considerável de solicitações de apoio à Associação, pois, devido ao grande número de Pessoas desempregadas, não tem sido possível reunir todos os critérios exigidos para a renovação, nomeadamente, o contrato de trabalho e o IRS. Problema que a Associação, em colaboração com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem vindo a tentar resolver.

Ao nível da Educação, a importância do Centro de Estudos revelou-se importante, pois pôde apoiar ao nível escolar as crianças que frequentam a orquestra Dolcevita e também, em parceria com a Escola das Profissões e do Desporto da Amadora, permitiu a implementação do Centro Novas Oportunidades na Mira, levando o programa RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, à porta de casa dos residentes do Bairro Casal da Mira, permitindo-lhes desta forma, um acesso facilitado para certificar os seus conhecimentos e aumentar a probabilidade de acesso ao Emprego.

O Centro de Estudos permitiu ainda trabalhar as crianças ao nível psicossocial, através de actividades como expressão dramática, dança e ginástica, que resultaram na realização de diversas peças de teatro, onde inclusivamente participaram alguns encarregados de Educação. Este programa possibilitou igualmente, com o desenvolvimento das referidas actividades, o alargamento do horário do Jardim de Infância, muito importante para os Pais, e com reflexo directo na economia familiar.

Finalmente, o “Viver a Natureza”, permitiu às crianças visitar locais pedagógicos e usufruir de momentos lúdicos na praia, que de outro modo, não o poderiam fazer, devido uma vez mais, aos fracos recursos económicos das famílias. Para além da praia, puderam ainda visitar com agrado geral os Museus da Água e das Comunicações.

O objectivo principal da Associação Unidos de Cabo Verde é criar e promover condições optimizadas para o desenvolvimento pessoal dos seus utentes ao nível da Educação, Qualificação Profissional e Inserção no mercado de trabalho. Assim, com o apoio fundamental do PAAI, foi possível desenvolver actividades que se revelaram importantes, ainda que insuficientes, para melhorar as condições de vida dos habitantes dos Bairros Casal de São Brás e Casal da Mira.

Em termos educativos, a aprendizagem da música revelou-se bastante importante na motivação das crianças para a aprendizagem escolar, pois foram criados hábitos de estudo, de auto-disciplina e sobretudo, em termos de auto-conceito, pela realização das tarefas, foram criadas condições para que as crianças criassem de si próprias um conceito mais positivo, empreendedor e auto-motivador. Desta forma, para além da celebração do sucesso mediático da Orquestra, é igualmente muito importante salientar o sucesso escolar atingido.

Segundo Gottfried Schlaug, estudos comparativos entre cérebros de músicos e não músicos, revelaram que os primeiros apresentavam maior quantidade de massa cinzenta nas regiões responsáveis pela audição, visão e controlo motor. Isto acontece, porque tocar um instrumento exige muito da audição e da motricidade fina dos sujeitos, e consequentemente, melhora os níveis de atenção. Podemos concluir, que a prática de música, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstracto.

Menos mediáticas que a Orquestra, as aulas de dança e de expressão dramática realizadas pelas crianças do Jardim de Infância, possibilitaram a organização de diversas peças de teatro, onde inclusivamente, em algumas delas, já registaram a participação dos encarregados de educação.

A possibilidade de alargar o horário do Jardim de Infância, das 7h30 às 19h30, permitiu por um lado ajudar os encarregados de educação a flexibilizar os seus horários laborais, com vantagens económicas favoráveis à família, como ainda permitiu que os encarregados de educação participassem em actividades conjuntas com os seus educandos, fortalecendo assim os laços afectivos e familiares.

Relativamente ao Programa Viver a Natureza, a possibilidade de as crianças poderem visitar locais de interesse pedagógico, como os Museus da Água e das comunicações, contribuiu para enriquecer o currículo pedagógico do Jardim de Infância, estimulando o desejo de aprendizagem.

A colónia de férias, realizada na praia fonte da Telha, foi importante para as crianças do Jardim de Infância, para os jovens da Orquestra, para os jovens do grupo de dança e para os jovens que participaram na turma de desporto, dando-lhes a oportunidade de usufruir da praia e de um espaço diferente da sua realidade diária. Esta actividade fortaleceu os laços entre os jovens e a Associação Unidos de Cabo Verde, nomeadamente, assumindo esta última, como uma instituição capaz de apoiar a comunidade, jovem ou adulta, nas várias vertentes, sejam elas sociais, profissionais, ou lúdicas.



Quanto ao gabinete de Cidadania, foi identificado em 2008 que as maiores necessidades da comunidade eram a qualificação profissional, o emprego e a legalização, isto claro, sem retirar importância a outras necessidades igualmente importantes. No entanto, eram e são estas as três vertentes mais solicitadas. Neste sentido, de forma a proporcionar oportunidades de acesso à formação profissional, a Associação tem um acordo informal com a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora - EIPDA, e firmou novas cooperações como a: CITEFORMA - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias; EPAR – Escola Profissional Almirante Reis; e finalmente com a CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins. Estes acordos, proporcionaram a inscrição de interessados nos seguintes cursos profissionais:

- Curso de Vitrinismo (EIPDA) – Curso de Aprendizagem (equivalência ao 12º);
- Curso de Medidor Orçamentista (EIPDA) – Curso de Aprendizagem (equivalência ao 12º);
- Curso Técnico de Qualidade (EIPDA) – Curso de Aprendizagem (equivalência ao 12º);
- Curso de Gestão e Contabilidade (CECOA) – Curso EFA (equivalência ao 12º);
- Curso de Formação Escolar – Formação tipo S (CECOA) – Curso EFA (equivalência ao 12º);
- Curso de Práticas Administrativas (CECOA) – Curso EFA (equivalência ao 9º);
- Curso de Práticas Administrativas (CITEFORMA) – Curso EFA (equivalência ao 9º);
- Curso de Técnico de gestão/Gestão de recursos humanos (EPAR) – Curso EFA (equivalência ao 9º);
- Curso de Técnico de Turismo (EPAR) – Curso EFA (equivalência ao 12º);
- Curso de Agente Geriatria (EPAR) – Curso EFA (Equivalência ao 9º);
- Curso de Assistente Familiar e Apoio Comunitário (EPAR) – Curso EFA (Equivalência ao 9º).

Já ao nível do emprego, a Associação tem colaborado directamente com várias empresas, como a Dolcevita, a Leroy Merlin, a Safira, e indirectamente com empresas associadas às duas primeiras. Esta estreita colaboração tem resultado na criação de oportunidades de emprego para a comunidade residente nos Bairros Casal da Mira e Casal da Boba. Assim, através destas acções em parceria, a Associação Unidos de Cabo Verde, conseguiu em 2009, inserir 366 pessoas em cursos de formação profissional e em oportunidades de trabalho.

Finalmente, em termos de legalização/documentação, a Associação Unidos de Cabo Verde tem acordos informais com a Conservatória dos Registos da Amadora e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF em movimento), permitindo com estas parceiras, a instrução de 191 processos para a Nacionalidade (Conservatória), e 391 processos para aquisição/renovação de títulos de residência (SEF). Há ainda que assinalar a contribuição decisiva da Associação na resolução a bom termo relativamente a processos de pessoas, que por razões de ordem documental/administrativa, já tinham ordem de expulsão do Território Nacional.

Entre os outros serviços disponibilizados, isto é, apoio jurídico, social e psicossocial, o Gabinete de Cidadania registou 413 atendimentos (Destes, 86 foram inscrições no RVCC).

Para 2010, a Associação vai dar continuidade a este trabalho, procurando servir cada vez melhor as Pessoas que a procuram.

Sem comentários: