quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Demonios de Macbeth no Teatro da Trindade


Demónios de Macbeth

A culpa é como uma noite escura que nos vai invadindo suavemente até não restar um único ponto de luz ao qual possamos agarrar-nos. Cair numa teia de remorsos tão emaranhada e tão profunda que deixamos de conseguir existir pacificamente dentro do nosso corpo, dentro da nossa mente.

Na peça Demónios de Macbeth, temos duas personagens, Macbeth e Lady Macbeth, «(...) o diabólico par que comete as maiores atrocidades para conseguir triunfar e que depois se vê, literalmente, esmagado pelos remorsos. De cabelo rapado e sem maquilhagem, com vestes compridas e largas, a actriz evoca um ser que tanto parece um prisioneiro de guerra como uma alma-penada e tem um desempenho que sublinha a poesia do texto (...)»

Ana Maria Ribeiro, Correio da Manhã

[Aqui] se redime o teatro contemporâneo com Demónios de Macbeth. A história de uma criação humana colectiva, do Estado – o Teatro concebido como instrumento de purga da Cidade e como instrumento ao serviço da política, a polis! Depois, veio Cristo e a sua religião: destronaram esse veículo. Criaram a arma do símbolo e o ritual pagão evoluiu para uma mediação simbólica: o comer e o beber em lugar da hecatombe (Agnus Dei, qui tollit pecata mundi).

Demónios mostra essa passagem e retoma o teatro como meio e a actriz como médium cristológico: qui tollit pecata mundi! Mas para este ritual é preciso ir de alma aberta! Sem preconceitos! E partilhar uma interpretação que vai directa para os Óscares deste mundo e do outro!

Eugénia Vasques, tradutora, crítica, cronista, ensaísta e professora na ESTC

in Facebook



Ficha Artística

Encenação Sofia de Portugal Interpretação Elsa Valentim Direcção de Arte Aurélio Vasques Figurinos Paulo Guimarães Música Rui Rebelo Grafismo João Rodrigues Produção Executiva Gislaine Tadwald e Joana Paes Produção Teatro dos Aloés


De 20 de Janeiro a 27 de Fevereiro na Sala Estúdio do Teatro da Trindade

4ª a Sábado às 21h45 e Domingos às 17h



Reservas e Informações: 213420000 / 927982834

Maiores de 16 anos

Sem comentários: