quinta-feira, 24 de junho de 2010

Programa Jovens Criadores 2010 - Candidaturas abertas










Podem concorrer jovens com a idade limite de 30 anos à data de 31.12.2009.

Cultura:
Data: 01-06-2010 a 26-07-2010
Agenda: Nacional
Local: Todo o país
Promotor: CPAI e IPJ, I.P.
Contactos: Linha da Juventude 707 20 30 30

Descrição:
O concurso “Jovens Criadores” visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. As áreas a concurso são:
- Artes Digitais,
- Artes Plásticas,
- Banda Desenhada,
- Dança,
- Design de Equipamento,
- Design Gráfico,
- Fotografia,
- Ilustração,
- Joalharia,
- Literatura,
- Moda,
- Música,
- Teatro,
- Vídeo.

Este ano subordinado ao grande enquadramento temático “A República”, cria-se uma disciplina de intervenção específica na área das Artes Plásticas, a de Arte Pública/ Intervenção Res Publica, visando a produção ex novo de peças ligadas à temática da República.
Do concurso resultará ainda uma selecção de projectos que será apresentada numa Mostra Nacional, da qual serão seleccionados três representantes para um evento internacional.

A Mostra Nacional constará de:
- Exposição dos trabalhos das áreas de Artes Digitais, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Joalharia.
- Apresentação de espectáculos nas áreas da Dança, do Teatro e da Música.
- Apresentação de uma Mostra de Vídeo.
- Realização de um Desfile de Moda.
- Realização de um Café Literário.

O que precisas saber para concorrer:
A data limite de inscrição no concurso é o dia 26 de Julho de 2010.

Outros pomenores para concorreres:
- Os concorrentes deverão ter nacionalidade portuguesa ou residir em território nacional.
- Os concorrentes poderão apresentar-se individualmente ou em grupo.
- Podem concorrer jovens com a idade limite de 30 anos à data de 31.12.2009.
- Nos projectos colectivos admitem-se concorrentes com idade até 35 anos à data de 31.12.2009, sempre que a média de idades do grupo não ultrapasse os 30 anos.
- Cada inscrição será válida para o concurso de um projecto em uma área apenas. Se os concorrentes entenderem que o seu projecto possui características artísticas mistas, poderão apresentar a concurso o
mesmo projecto em outras áreas, mediante a apresentação de uma outra inscrição.
- Não existe limitação no número de trabalhos que cada concorrente pode apresentar a concurso, bem como na tipologia de áreas artísticas que entender concorrer.

Entrega de dossiers de candidatura:

- Do dossiê de candidatura deverão constar todos os itens requisitados pela organização e apresentados nas formas e suportes especificados. O não cumprimento rigoroso das especificações regulamentares implicará a desclassificação. Desta decisão não haverá recurso.
- A entrega em mão dos dossiês de candidatura deverá ser feita na sede do CPAI, no Centro de Experimentação Artística do CPAI (Fábrica da Pólvora, Oeiras) ou em qualquer uma das Lojas Ponto JA do IPJ.
- Os dossiês de candidatura poderão ser também enviados pelo correio para:
Concurso Jovens Criadores 2010
Clube Português de Artes e Ideias
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29, 2º
1200-369 Lisboa
- Faz fé a data do carimbo dos correios.
- A devolução dos dossiês de candidatura e das obras originais será feita no local onde os mesmos foram entregues para concurso. Os dossiês enviados por correio deverão ser levantados na Loja Ponto JA do IPJ do distrito de residência do concorrente, excepto aqueles provenientes de Lisboa, que deverão ser levantados na sede do CPAI.
- A Organização será responsável pela produção, montagem e apresentação pública das obras seleccionadas, em condições a estabelecer durante a preparação da Mostra Jovens Criadores’10, não sendo dispensada a presença do autor durante esse processo ou na montagem da exposição, quando a organização o solicitar.
- A lista dos concorrentes seleccionados para a Mostra Jovens Criadores’10 será publicada em http://www.artesideias.com/ e http://www.juventude.gov.pt/

Para mais informações vai à área temática do Portal da Juventude Programa Jovens Criadores:
- Acede aqui ao Regulamento: http://juventude.gov.pt/Cultura/ProgramaJovensCriadores/SobreoPrograma/Documents/Regulamento%20e%20Ficha%20de%20Inscrição%20do%20Concurso%20Jovens%20Criadores2010.pdf



Sem comentários: