quinta-feira, 2 de abril de 2009

HORTA PEDAGÓGICA – MODELO POSITIVO DE MUITAS APRENDIZAGENS


Na passada terça-feira, dia 30 de Março, iniciámos a Horta Pedagógica do JI “Unidinhos”. Participaram entusiasmadamente todas as crianças e membros da comunidade educativa.
Neste gesto colectivo, de vontades e participações conjuntas, incentivámos as crianças a aprendizagens mais activas de contacto mais directo com a Natureza. Estimulámos a sua capacidade de observação e a curiosidade pelos fenómenos naturais. Introduzimos o gosto e a expectativa pela utilização futura dos produtos da horta, na confecção das suas refeições no JI.
Cada criança plantou tomateiros, pimenteiros, pepineiros, alfaces, salsa e coentros. O trabalho prosseguirá com a introdução de mais algumas plantas sazonais e rega, com a observação e registo de crescimento.
Evelinda Ferreira.

2 comentários:

Maria João Carvalho Marques disse...

Para alem de registar com muito entusiasmo a participação de todos na criação da "nossa" horta, inscrevo me desde já para o dia da salada, e claro está me ofereço para levar as azeitonas ou até uma sardinha. hummm que rica salada havemos de comer! Beijos a todos
Maria topa tudo

Jorge disse...

Positivissimo! Estou a pensar em pedir âs crianças para plantarem uns ramitos de salsa. Ainda agora dei 1 euro por um ramo de salsa!