terça-feira, 6 de outubro de 2009

Projecto educativo do Jardim de Infância "Unidinhos"

O Projecto Educativo é o elemento central, orientador da actividade do JI. A partir dele é elaborado o Plano Anual de Actividades. Os princípios que incorporam o Projecto Educativo (PE), estão em sintonia com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e assentam na promoção da educação de acordo com as dimensões do conhecimento – saber, saber-ser e saber-fazer – a que se associam a dimensão pessoal, a dimensão da aquisição e a dimensão social e de cidadania. Nesta etapa do ensino, é indispensável estimular a ligação Escola-Família, porque, a Família é peça indissociável e fundamental na educação da criança em idade pré-escolar, pelo que deverá, tanto quanto possível ser envolvida nas actividades do JI.

LINHAS FUNDAMENTAIS:

A) Dimensão Pessoal:
1. Pretende-se incentivar a aquisição de independência e autonomia da criança;
2. Apoiar e acompanhar a construção da sua identidade e personalidade, ajudando-a a conhecer-se;
3. Desenvolver na criança o interesse e o respeito pelo outro, promovendo o sentido de partilha;

B) Dimensão da Aquisição:

1. As actividades educativas são organizadas a nível individual e de grupo, de modo a propiciar o desenvolvimento integral e harmonioso da criança a nível físico, cognitivo, emocional e social;
2. Pretende-se assim, desenvolver a capacidade de aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento;
3. Desenvolver gradualmente o raciocínio lógico-matemático, estimulando a capacidade de analisar e comparar;
4. Promover o ensino precoce do Inglês;
5. Promover o ensino da Língua Portuguesa e da Língua Materna;
6. Promover o desenvolvimento da criatividade através da expressão plástica e dramática;
7. Promover actividades Físicas/desportivas.

C) Dimensão Social e de Cidadania:
1. Desenvolve-se o sentido de responsabilidade, de disciplina, de inter-ajuda e de partilha;
2. Ministram-se conceitos éticos de liberdade responsável, valores de justiça e solidariedade, para uma vivência social democrática;
3. Incentiva-se o gosto pela Natureza e pela sua preservação, suscitando o interesse pelas questões ecológicas;
4. Promove-se a prática de actividades como a recolha selectiva, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais;

Direcção Pedagógica em reunião de Fevereiro de 2009

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