quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Prevenção face à Gripe A (H1N1)

Aos Pais e Encarregados de Educação:

O regresso às aulas é um momento especial. As maiores expectativas acompanham as crianças e os jovens no regresso à escola por muitos considerada a sua segunda casa.

Este ano, uma preocupação especial requer a atenção e colaboração de todos. Como é do conhecimento público assiste-se, actualmente, ao desenvolvimento da pandemia da Gripe A, doença infecto-contagiosa que justifica cuidados específicos por parte de todos uma vez que a todos atinge e a todos compete colaborar na sua prevenção.

Evitar contágios e conter a propagação da gripe é uma tarefa colectiva que exige o empenho total das famílias no escrupuloso cumprimento das medidas preventivas que, apesar de amplamente divulgadas, só serão eficazes se forem postas em prática no nosso dia-a-dia.

A gripe A é um problema de todos. Ignorar as medidas de prevenção ou esconder as possibilidades de contágio são atitudes e comportamentos atentatórios da saúde pública. Contamos com a consciência e civismo de cada um para, de uma forma pró-activa e solidária, ajudar a minimizar as consequências desta pandemia.

As escolas estão preparadas para também elas serem agentes neste combate. Não existindo casos de doença na escola, suspeitos ou confirmados, a prevenção decorre do cumprimento de um conjunto de regras gerais, de higiene pessoal e do ambiente escolar.

Os professores, complementando o trabalho das famílias, darão o seu importante contributo, nomeadamente, na aprendizagem pelos alunos das regras gerais de higiene e pelo seu cumprimento. Relembramos que estas regras são válidas para a prevenção não só da gripe A, mas também de muitas outras doenças transmissíveis.

Em face de uma suspeita ou de um caso confirmado de doença, num aluno ou num profissional, serão adoptadas medidas de isolamento a decidir caso a caso, tendo por base a identificação do risco, em estreita articulação com as Autoridades de Saúde locais.

Sempre que os alunos apresentem febre e sintomas de Gripe, não podem frequentar a escola, até a situação ser esclarecida por um profissional de saúde, através da Linha Saúde 24 – (808 24 24 24).

Esta é uma situação de Saúde Pública, onde o comportamento de cada um de nós é fundamental na contenção deste problema. E porque as famílias estão na linha da frente da aplicação das medidas de prevenção e controlo, reforçamos a respectiva divulgação.

Por favor, se o seu filho aparecer com febre não o leve para a escola!


 

Amadora, Setembro de 2009

O Coordenador da Unidade de Saúde Pública e Delegado de Saúde do ACES da Amadora

António Carlos da Silva


 


 

VIRUS DA GRIPE A (H1N1)

Como se transmite?

A Gripe A transmite-se de pessoa a pessoa, através do contacto com indivíduos doentes, desde os primeiros sintomas até cerca de 7 dias após o seu início, ou do contacto com objectos ou superfícies contaminados pelo vírus.

O vírus encontra-se presente nas gotículas de saliva ou secreções nasais das pessoas doentes, podendo ser transmitido através do ar, em particular em espaços fechados e pouco ventilados, quando as pessoas doentes tossem ou espirram no interior desses espaços.

O vírus pode, também, ser transmitido através do contacto das mãos com superfícies, roupas ou objectos contaminados por gotículas de saliva ou secreções nasais de uma pessoa doente, se posteriormente as mãos contaminadas entrarem em contacto com a boca, o nariz ou os olhos.

O vírus pode permanecer activo em superfícies ou objectos contaminados entre 2 a 8 horas. A lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com soluções de base alcoólica e a limpeza de superfícies e objectos com líquidos de limpeza domésticas, permitem a destruição do vírus.

Quais os principais sintomas da Gripe A?

Os principais sintomas são semelhantes aos da gripe sazonal:

- Febre;

- Tosse;

- Dores de garganta;

- Dores musculares;

- Dores de cabeça;

- Arrepios de frio;

- Cansaço;

- Diarreia ou vómitos; embora não sendo típicos da Gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A (H1N1).


 

MEDIDAS GERAIS DE HIGIENE PESSOAL

1 – Cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirra

Cobrir a boca e o nariz com lenço de papel, nunca com a mão. Colocar o lenço de papel no caixote do lixo. No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço. A seguir, lavar as mãos.

2 – Lavar frequentemente as mãos

Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, ou com uma solução de base alcoólica, em especial, após ter tossido, espirrado ou assoado o nariz, ou após se terem utilizado transportes públicos ou frequentado locais com grande afluência de público.

Como regra geral de higiene, devem lavar-se as mãos, igualmente, antes de comer, antes e depois de preparar refeições, sempre que se utilize a casa de banho, mexa em lixo, terra, detritos ou dejectos de animais.

Sempre que se tenha de servir comida, mudar fraldas ou mexer em brinquedos de utilização partilhada. Fazer o mesmo, sempre que se cuide de pessoas doentes.

As crianças devem ser ensinadas a lavar as mãos, usando, de preferência sabonete líquido, durante pelo menos 20 segundos. Na escola devem ser usadas toalhas de papel ou secadores de ar quente para secar as mãos.

As crianças devem, também, ser ensinadas a não tocar com as mãos sujas na boca, olhos ou nariz.

3 – Evitar contacto com outras pessoas quando se têm sintomas de Gripe

Sempre que os alunos apresentem febre e sintomas de Gripe, não devem frequentar a escola, até a situação ser esclarecida por um profissional de saúde, através da Linha Saúde 24 – 808 24 24 24.

Quando se têm sintomas de Gripe, deve guardar-se uma distância mínima de 1 metro, quando se fala com outras pessoas. O cumprimento com beijos ou abraços deve ser evitado.

4 – Evitar o contacto com pessoas que apresentem sintomas de Gripe

Deve evitar-se, sempre que possível, o contacto próximo com pessoas que apresentem sintomas de Gripe.


 

MEDIDAS A ADOPTAR, NO CASO DE EXISTIR UMA SUSPEITA DE INFECÇÃO PELO VIRUS DA GRIPE A (H1N1)

Sempre que a Direcção da Escola Identifique uma situação suspeita de doença durante a permanência dum aluno na escola, de acordo com os sintomas atrás descritos será promovido o seu afastamento das restantes crianças e contactados os pais, no sentido do aluno ser observado por um profissional de saúde.

O aluno que manifeste febre superior a 38º C, ou sintomas de gripe não pode frequentar a escola, até que a situação fique completamente esclarecida, devendo, para o efeito, telefonar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e seguir as indicações que lhe forem transmitidas.


 

MEDIDAS A ADOPTAR, NO CASO DE CONFIRMAÇÃO DA DOENÇA POR VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)

No caso de se confirmar a doença num aluno este não pode frequentar a escola por um período mínimo de sete dias, ou até que lhes seja dada alta clínica.

Deve permanecer em casa a fim de evitar contagiar outras pessoas. Sempre que tiver de se deslocar fora da residência, ou contactar com outras pessoas, deve utilizar uma máscara protectora da boca e nariz e lavar frequentemente as mãos.

As pessoas que tratem do doente, em casa, devem seguir as regras de higiene acima enumeradas. Devem lavar frequentemente as mãos após contacto com o doente, ou com objectos ou roupas potencialmente contaminados por saliva ou secreções nasais.

A decisão encerramento da escola poderá ser tomada após uma adequada avaliação epidemiológica, por parte dos serviços de saúde locais.


 

PLANO DE CONTINGÊNCIA

As escolas, para ale, das medidas de higiene já referidas, elaboraram um Plano de Contingência com o objectivo de manter a actividade da instituição escolar, em face dos possíveis efeitos da pandemia, nomeadamente o absentismo dos profissionais e dos alunos e respectivas repercussões nas actividades escolares e no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa.


 

Direcção-Geral da Saúde

www.dgs.pt

Sem comentários: